segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Hamster

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
                                                                                                                                    
Hamster ou Criceto é uma designação comum a diversos pequenos mamíferos roedores, da sub-família Cricetinae, encontrados na África e Ásia, dotados de grande bolsa facial e de cauda muito curta.

É também o nome vulgar de um roedor nativo da Síria (Mesocricetus auratus), encontrado no mundo todo como animal de estimação ou como cobaia
               
                             hamster                                














                      classificação                            
reino.................................................animalia
filo....................................................chordata
classe...........................................mammalia
ordem..............................................rodentia
superfamília.................................muroidea 
família...........................................cricetidae
subfamília....................................cricetinae

Características


Possuindo grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento, necessitam estar sempre roendo para evitar que cresçam demais.
tempo de vida médio dos hamsters é de dois anos, contudo alguns podem viver até três ou quatro anos, dependendo da espécie.
Existem diferentes espécies de hamsters espalhados por todo o mundo e muito deles habitam regiões semi-desertas onde vivem em tocas.
Estas tocas são formadas por vários túneis e câmaras que são utilizadas para armazenar comidaou dormir. Os hamsters são animais noturnos, que dormem durante o dia quente e ficam acordados à noite quando está mais frio. Eles enxergam muito mal , mas têm o olfato apurado e uma excelente audição.
Muitas espécies de hamsters têm as bochechas dilatáveis, isto é, bochechas que aumentam de tamanho, onde eles podem carregar comida e forragem para ser guardada em sua toca.
A palavra hamster tem sua origem na palavra alemã "hamstern" que significa "acumular" ou "armazenar", uma referência às suas bochechas.
Poucas espécies de hamster são criadas como animais de estimação, mas atualmente o hamster é um dos mais populares animais de estimação em diversos países por ser docil e carinhoso

As principais espécies que são criadas como animais domésticos são o Anão Russo e o Sírio. A primeira espécie apresenta o corpo peludo que traz alergia, e a pelagem de listras pretas e brancas. O Sírio tem corpo alongado e a pelagem de cores variadas, branco, preto ou amarelo (marrom claro).
       
Espécies

Pode-se dividir as espécies do Hamster em selvagens e domesticáveis, de acordo com a possibilidade ou não da criação em cativeiro. Segundo este critério, tem-se:


Selvagens

                    
                     
Hamster comum                                                           Hamster chinês                                              

Domesticáveis


curiosidades

  • Apesar de não manifestar afeto, e ser caracteristicamente de comportamento individualista mesmo com os da própria espécie, o hamster pode ser condicionado a aprender alguns truques, utilizando-se para isto da técnica de oferecer recompensas.
  • São animais independentes, pois não precisam de cuidados como banhos, nem vacinas (não transmitem doenças, desde que estejam em um ambiente sem doenças), e tendo uma gaiola confortável com comida de qualidade e água limpa viverá sem nenhum problema.

classificação

Família Cricetidae


                               
Hamster sírio                                                                                        hamster roboroviski


      
                                                                                    

       
                                                                                        

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Outros Roedores: Rato, Twister, Mecol...

Visto por muitas pessoas como um bicho nojento e asqueroso, o rato vem ganhando o seu espaço como animal de estimação entre os gatos e cachorros e muitos fãs! O mecol ou twister (o famoso rato de laboratório) nada mais é do que a ratazana da espécie Rattus norvegicus. De grande porte, pode chegar até 600 gramas e a 30 cm de comprimento (incluindo o rabo).Acredita-se que a ratazana tenha origem asiática, indiana e persa e desde que o mundo é mundo, têm a imagem de um bicho transmissor de doenças, pragas e pestes em geral. Até 1755, a ratazana já havia “viajado” meio mundo, chegando por fim a América do Norte. Atualmente, este roedor é encontrado em todo mundo, exceto nas ilhas oceânicas desertas e isoladas.
http://www.flickr.com/photos/bigfatrat 


Muito ágeis, as ratazanas podem subir por paredes lisas, sendo ajudadas nestas escaladas pelo atrito da cauda. Além de nadarem bem, mergulham e saltam com facilidade. Têm os sentidos bem desenvolvidos, particularmente a audição, o olfato e o paladar. Além de ter dado origem a outros tipos de roedores, como o Topolino.

Podendo viver de 2 a 4 anos e hábitos noturnos e diferente do topolino, possui uma personalidade agressiva e desconfiada,mas em cativeiro pode vir a se tornar dócil, porém, deve se ter cuidado ao pega-lo, pois é um animal extremamente territorialista.
Atinge a maturidade sexual entre 60 a 90 dias e em uma gestação ( que pode durar de 21 a 24 dias) pode dar até 12 filhotes, tendo cerca de 8 a 12 ninhadas por ano.
É um animal que vive em colônia, desde que não sejam grandes. Tem olhos e orelhas pequenas em relação à cabeça e a cauda.
Jassie - Natalia Vieira Diferente do Topolino, o Mecol precisa de mais espaço para se sentir feliz. O ideal para sua moradia é o terrário com no mínimo 60X40 cm, de preferência alta e com escadas.
Pode-se também optar por um aquário, de até uns 300 litros. Pode-se criar uma pequena colônia, de até quatro ratos. Também não esqueça da rodinha (bem grande e fechada, de plástico, para que ele não quebre o rabo), comedouro e bebedouro.
Os ratos também são onívoros, como o topolino. Ambos têm hábitos alimentares bastante parecidos.
Mas lembre-se de nunca juntar roedores de raças diferentes num mesmo espaço (exemplo: mecol com topolino). Crie colônias com roedores da mesma família (tirando hamsters sírios).
Atualmente, este animal vem ganhando mais simpatizantes, que provam que eles sim são limpos amáveis e podem ser um excelente bicho de estimação, acabando assim, com o preconceito que há sobre a imagem do rato e com o seu destino “cruel”, que é de servir como cobaia em laboratórios.

Rato, Ratazana, Mecol ou Twister???
Assim como o camundongo de estimação é comumente chamado de topolino, as ratazanas também recebem o nome de Mecol como um jeito de não parecerem tão “nojentas.” Como a maioria das pessoas tem repugnância aos ratos, ratazanas, camundongos e cia. foram inventados esses nomes, para não parecerem tão nojentos, mas tanto o mecol (ou twister) quano a ratazana são o mesmo animal, assim como o topolino e o camundongo também são.

 Cuidados:
http://www.flickr.com/photos/pkmousie* Caso queira comprar um rato, pode-se adquirir um em pet shop ou diretamente com um criador;
* Ao comprar o rato, repare se o mesmo não tem nenhum machucado, se o pêlo está com aspecto saudável, os olhos brilhantes e o rabo limpo sem sinal de diarréia. Dê preferência a comprar um filhote;
* Geralmente o rato vive em colônia, podendo-se ter mais de um numa gaiola sem problemas;
* Nunca coloque dois machos numa mesma gaiola, pois eles irão brigar pelo mesmo espaço, podendo haver a morte de um dos animais. Opte por duas fêmeas ou um casal;
* Além de grãos e ração, pode-se dar ao seu roedor legumes, verduras (menos alface) e frutas. Caso queiram saber quais vegetais e frutas podem dar, dê uma lida sobre a alimentação do hamster, que por ser também um roedor, seu paladar é parecido;
* Caso sua fêmea esteja grávida, é importante oferecer bastante água, comida e papel para ela fazer ninho para aquecer os filhotes. Quando os filhotes nascerem, lembre-se de não tocar nos filhotes pelo menos por 15 dias até que nasçam os pêlos e também não limpe a gaiola durante este período. Lembre-se, que depois de dar a luz, reforce a alimentação da fêmea com um pouco de carne cozida sem tempero para que não haja canibalismo e a mãe chegue a “comer” seus filhotes;
* Se seu rato por acaso fique doente, procure por um veterinário de animais exóticos. Caso não ache um, leve em um veterinário “comum”, mas ligue para o profissional antes e pergunte se ele pode atender seu roedor.

Alimentação:
Em estado selvagem, as ratazanas são onívoras e sobretudo oportunistas. Grande parte da sua vida é passada em busca de alimento. O ideal seria que as ratazanas fossem alimentadas durante o período em que são mais ativas, ou seja, durante a noite, mas grande parte dos donos não tem esta possibilidade. As ratazanas alimentadas durante o dia acabam por se habituar a essa rotina.
Devem ser alimentadas duas vezes ao dia e como a obesidade é um problema nestes roedores, os donos devem estar atentos para não os alimentarem demasiadamente.
A alimentação das ratazanas deve ser composta por:

  • Sementes ou cereais – arroz, alpiste, sementes de girassol (como guloseima), cereais sem açúcar, pão torrado, amendoins sem açúcar (como guloseima), etc.
  • Legumes e fruta – maça, pêra, cerejas, uvas, banana. Brócolis, batatas cozidas, ervilhas, cenoura.
  • Proteína – soja cozida, ração de cão (como guloseima).
Pode-se optar por dar de manhã uma mistura de várias sementes e à noite, ou fim da tarde, alimentos mais frescos. Os alimentos verdes devem ser dados duas a três vezes por semana. As ratazanas são talvez os roedores com uma dieta mais diversificada, por isso aceitam bem uma grande variedade de alimentos.
Em alternativa, pode comprar rações que existem no mercado para ratazanas. As rações para roedores indicadas para hamster podem não ser suficientes para cobrir as necessidades energéticas de uma ratazana, por isso, se necessário, ofereça suplementos. Pode também oferecer rações para coelhos, genéricas e não medicadas, para introduzir uma maior variedade.
A água deve estar sempre disponível, de preferência em bebedouros de conta-gotas, para impedir que a gaiola fique ensopada, caso o recipiente seja virado.

Fonte: Pets BR. para mais informações acesse www.petsbr.com.
Lembre-se copiar nao tem problema, mas copiar e nao citar a verdadeira fonte é falta de vergonha na cara...

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cuidados com os Dentes do seu Ham

Hamsters são roedores, eles não mastigam a comida ao inves disso eles roem. Fazem isso para evitar o crescimento dos dentes. Os dentinhos dos hamsters crescem continuamente durante toda a vida. Os hamsters também são uma das poucas espécies de animais já que nascem com dentes. Isso pode ser fascinante, mas também pode ser um problema sem fim.

Como a vida no cativeiro é muito estressante e intediante para os hamsters, alguns hams talvez comecem a morder e roer as grades da gaiola, mas isso traz graves danos para os dentes e tambem machuca a boca deles.Uma das formas de melhorar isso é dando biscoitinhos especiais para hamsters, aqueles durinhos. Não vão machucar o animal e é muito importante que eles tenham algo para roer. Se o hamster não tiver nada para roer, os dentes podem perfurar o céu da boca.


http://farm4.static.flickr.com/3045/2771050063_3623af70b7.jpg

E o que acontece quando o hamster quebra um ou mais dentes? 
Quando isso acontece, o outro dente acaba ficando muito grande. Isso pode causar complicações se não for arrumado. Para isso, leve seu hamster ao veterinário, pois ele possui técnicas e equipamentos ideais para aparar o dente grande. Um dos problemas da quebra dos dentes é o ham parar de comer, uma vez que isso se torna dificil para o nosso amiguinho. Enquanto não o levar ao veterinário, pode dar alimentos mais fáceis de comer, como mangas, uvas e bananas. É muito importante cuidar direitinho dos dentes do hamster, para que ele possa viver uma vida longa e feliz. Prevenção é melhor que o remédio em si, então procure prestar atenção nos dentinhos, e dar sempre coisinhas para seu ham roer.

http://www.petsbr.com/imagens/comidahamhammacanzinha.jpg

Uma otima opção pro seu ham roer é o Alcon Rodent, alem de ser bastante duro ele ainda é um suplemento mineral que fornece sodio, fosforo e calcio; e é feito com algas marinhas e ostras. É em formato de cenoura e tem arrames pra pendurar na gaiola, esse eu recomendo! meus ham viviam roendo as grades, as rodinhas e o comedouro depois que comprei o Alcon Rodent eles só roem ele. Voce encontra em qualquer petshop de qualidade à um preço acessivel.
O hamster é um animal dócil, independente de sua especie, mas ele não irá com você  logo no primeiro contato, ao contrário, ele pode morder ou se jogar, caso esteja na sua mão. Mas não faça disto um motivo para desistir de ter este bichinho tão adorável em sua casa, pois adestrá-lo é simplesmente fácil. 
Comece acostumando o ham com a sua presença. Converse com ele sempre que chegar perto da gaiola, passe os dedos sobre a grade para que o bicho vá se acostumando ao seu cheiro e sua voz.

 Baby Hamster


 Após algum tempo tente colocar a mão dentro da gaiola (lembre-se de estar com a mão limpa, pois se estiver cheirando comida o ham pensará que é um lanche e irá morder) o hamster é um animal curioso por natureza, e certamente irá cheirar sua mão e até subir nela. 

Mas se você tiver medo da mordida dele tente usar uma luva, mas não de couro, até ele parar de morder. É importante repetir sempre este passo para que ele realmente se acostume com você. 
Fazendo isso pode ter certeza que em pouco tempo, você estará brincando com seu hamster sem problemas.
O hamster será dócil e amigável se você for com ele, quanto mais interagir com o animal, mas ele será dócil e dificilmente irá atacar. Mas tudo isso depende da personalidade do seu ham, pode demorar um pouco, mas com paciência e dedicação logo ele acostuma-se, e uma vez ganha a confiança do hamster, ele será sempre dócil com você  e com outras pessoas.

Caracteristicas dos Hamsters

http://www.alldaybuffet.org/wp-content/uploads/2009/02/heisman-hamster.jpg
 O tempo médio de vida  de um hamster é de dois anos, mas isso depende da qualidade de vida que o dono oferece ao ham, alguns podem viver até três ou quatro anos. Existem muitas espécies de hamsters espalhados por todo o mundo e a maioria deles habitam regiões semi-desertas aonde vivem em tocas. Estastocas são formadas por vários túneis e câmaras que são utilizadas para armazenar comida e dormir.
Os hamsters são animais noturnos, que dormem durante o dia quente e ficam acordados à noite quando a temperatura está mais amena. Eles não enxergam muito bem, mas têm o olfato apurado e uma excelente audição


Hamsters têm as bochechas dilatáveis, ou seja, bochechas que aumentam de tamanho, onde eles carregam comida e forragem para ser guardada em sua toca.
A quantidade de espécies de hamster que são criadas como animais de estimação ainda é muito reduzida, porem atualmente o hamster é o mais popular animal de estimação em diversos países por ser dócil e carinhoso.
As principais espécies que são criadas como animais domésticos são o Anão Russo e o Sírio. 

Um pouco de historia...
Tudo começou na década de 30, quando o cientista Dr. Ahronicapturou um macho e duas fêmeas de uma espécie de roedor, até então pouco conhecida, de cor dourada no norte da Síria. A mãe morreu, e restaram apenas quatro hamsters. Estes quatro reproduziram-se, e posteriormente exportaram os filhotes para o Reino Unido e para os Estados Unidos
Inicialmente os hamsters eram usados como cobaias em laboratórios, por serem mais dóceis que os ratos. Só na década de 50 é que estes animais começaram a despertar o interesse das pessoas e serem adotados como bichos de estimação e uma das primeiras raças de hamster a ser adotada como pet, foi o sírio. Na década de 70 outras raças de hamsters começaram a ser adotados como bichos de estimação: o hamster anão russo.
Atualmente, o hamster está a cada dia conquistando mais espaço no mercado de bichos de estimação e nos pet shops e caindo no gosto das pessoas, isso em função de seu preço acessível e fácil manutenção. Além de ser um bichinho que ocupa pouco espaço, ideal para quem mora em apartamento.
O hamster é um membro da ordem dos mamíferos altamente reprodutivos conhecida como Rodentia. Encontra-se em todos os continentes. Chamados de roedores possuem quatro dentes incisivos localizados na parte dianteira dos maxilares, que crescem permanentemente ao longo de toda a sua vida.
 http://www.petwebsite.com/hamsters/hamsters_images/syrian_hamster_2.jpg


O nome hamster, originou-se da palavra alemã "hamstern", que significa apropriar-se. A explicação vem do fato que ele tem o hábito de armazenar alimentos nas bochechas. O hamster sírio, chega a transportar até metade de seu peso em comida. 
Hamster
Origem
Preço
SírioSíriaR$ 6,00 a R$ 10,00 cada
ChinêsChina e MongóliaR$ 10,00 a R$15,00 cada
Anão Russo CampbellsNorte da Rússia, China e Mongólia.R$ 10,00 a R$ 15,00 cada
Anão Russo Winter-WhiteLeste do Cazaquistão e Sudoeste da SibériaR$ 15,00 a R$ 20,00 cada
RoboroviskiMongólia e Norte da ChinaR$ 30,00 a R$ 50,00 cada
*Tabela com nome das principais raças e a origem de cada uma. Quanto ao preço, esta é uma média, pois pode variar dependendo da região.

Como fazer sua própria mistura para Hamster

Seu hamster precisa de uma alimentação balanceada e rica em nutrientes para viver saudável e feliz durante muitos anos. É fácil de se encontrar nas pets-hops misturas prontas para roedores, mas você mesmo pode preparar a sua, com os materiais mais adequados para a boa forma e saúde do seu hamster.
Normalmente o hamster ira demonstrar preferência por um certo tipo de alimento, como o girassol e rejeitando outros. Jamais aumente a quantidade de semente de girassol por este motivo. Sempre mantenha a mistura balanceada, caso contrário poderá sofrer problemas digestivos ou de obesidade.


http://curiousanimals.net/wp-content/uploads/2007/08/rn-animal-hamster-1-small.jpg

Veja a lista de alimentos que você pode usar na sua mistura
, todos podem ser encontrados em agropecuárias e supermercados. 

Cereais (Arroz com e sem casca)
Aveia (Com e sem casca)
Milho
Semente de girassol ( Da grande e da pequena)
Semente de abóbora
Ervilha
Amendoim (com e sem casca)
Castanhas
Canjica branca
Grão de Sorgo
Grãos de Soja
Alfafa Peletizada
Frutas cristalizadas

E você deve sempre colocar pequenas quantidades de frutas e legumes como petiscos, mas não de em excesso. E sempre mantenha algum alimento duro para o hamster roer, pois do contrario os dentes crescerão demais. O bom de montar sua propria mistura é que você tem controle sobre o que seu ham esta comendo e tem certeza de que ele tem uma alimentação saudável e balanceada.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...