sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

como criar

Como Criar


Hamster
Prolífero e brincalhão, o pequeno mamífero dá retorno rápido para o criador e diverte como animal de estimação 
Texto João Mathias
Consultor Ricardo Bianco* 


Para quem não é familiarizado com o pequeno hamster, na primeira impressão pode confundi-lo com um ratinho. Mas o bicho não tem nada a ver com essa praga urbana. Pelo contrário. Hamster é um animal limpo, dócil e se sai muito bem principalmente como mascote de crianças e adolescentes. Ele é divertido e brincalhão. Dentro de uma gaiola, com bom espaço e equipada com brinquedos, pula, corre, equilibra-se e vive sem dar trabalho para o dono.
Mamífero e roedor, o hamster possui diversas variedades. A maioria habita áreas do semideserto. Contudo, apenas cinco espécies são domesticadas: chinês; roborovski; anão russo campbells; anão russo branco invernal; e sírio, uma das mais adequadas para a criação.
Coberto por pelos finos e com textura macia, o sírio possui várias cores, como branco, bege, cinza ou preto, além de bicolor e angorá. Quando adulto, pode medir até 15 centímetros e pesar, em média, 100 gramas. Também conhecido como dourado, devido à sua cor castanho original, conta-se que o sírio foi capturado no norte da Síria nos anos 30, para ser usado como cobaia em pesquisas científicas. Dócil e fácil de criar, passou a ser adotado como animal de estimação.
Sem exigir muitos cuidados, o hamster é fácil de lidar, tem alta produtividade e retorno rápido. Criado em cativeiro, não transmite doenças, não tem cheiro, não faz barulho, nem tem restrição às condições climáticas, mas prefere locais com temperaturas mais elevadas, até 30 graus célcius, embora o lugar deva contar com ambiente fresco. Também é bom evitar locais onde o sol bate diretamente e com correntes de ar. O hamster tem hábito noturno. A maior parte de suas atividades concentra-se a partir do entardecer, sendo as lambidas para higiene pessoal a primeira delas.
Os alimentos, em geral, são rações balanceadas compradas em lojas de produtos agropecuários. De filhotes a adultos, comem sempre a mesma nutrição. Também gostam de frutas, legumes e grãos, como milho, amendoim e sementes de girassol. Lojas de produtos de animais vendem frutas secas que podem ser fornecidas em pequenas doses.
RAIO X
CRIAÇÃO MÍNIMA: um macho para 10 fêmeas
CUSTO: R$ 10 o exemplar
RETORNO: a partir de dois meses
REPRODUÇÃO: 8 crias em média
MÃOS À OBRA
Os hamsters são ativos. Gostam de rodinhas para caminhar e túneis para atravessar
INÍCIO - para garantir animais saudáveis e com bom desenvolvimento, a dica é comprar matrizes de criadores que tenham boas referências. Para ter uma boa criação, também faz diferença obter muitas informações e conhecer o processo de manejo dos animais com profissionais experientes. Apenas algumas espécies são adequadas para estimação.
AMBIENTE - o hamster vive bem em qualquer lugar, mas ambientes tranquilos são os mais indicados. Disponibilize bebedouro com água limpa e brinquedos para o animal se exercitar e, ao mesmo tempo, se entreter. Ele gosta de rodinhas para caminhar e correr e túneis para atravessar. Há muitos modelos e materiais no varejo, mas é possível improvisar algumas peças para baratear a atividade, como rolinhos de papelão do papel higiênico.
GAIOLAS - são de estrutura de arame galvanizado e de diversas medidas. As básicas são de 20 x 30 centímetros, tamanho suficiente para manter o hamster em espaço agradável. Elas podem ser compradas em lojas de produtos especializados para animais, onde também são encontradas cumbucas de metal e bebedouros automáticos com bicos de inox. Como o hamster é um roedor, a escolha por materiais mais resistentes é necessária. Forre a bandeja com uma camada de serragem e lascas de madeira para ele fazer o ninho. Faça limpeza semanal das gaiolas, sendo uma unidade para cada hamster sírio.
CUIDADOS - ofereça ao hamster materiais para roer e manter os dentes no tamanho certo. Podem ser comprados no varejo especializado ou forneça madeira de árvores frutíferas. Uma recomendação é a madeira branca da espécie pinus. Outra opção é dar biscoito duro de cachorro.
ALIMENTAÇÃO - vendida em loja de produtos agropecuários, a alimentação do hamster é a mesma para todas as fases de vida do animal. O filhote mama até os primeiros 20 dias e, em seguida, já pode comer ração balanceada para roedores até a idade adulta. São indicados ainda pedaços de maçã e cenoura, milho, amendoim e outros grãos.
REPRODUÇÃO - sem inverno rigoroso por aqui, clima que leva a taxa de reprodução a cair, os cruzamentos podem ocorrer o ano inteiro. Coloque a fêmea na gaiola do macho ao anoitecer, horário preferido pelo animal para procriar. São 16 dias de gestação e, em média, nasce ninhada de oito crias. Os filhotes ficam na mesma gaiola entre oito e 10 semanas e depois são separados em gaiolas individuais, para evitar brigas. O hamster vive, em média, dois anos e meio.

6 comentários:

  1. onde compro um hamster no cetro do RJ????

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de Saber se o Ricardo Bianco deste artigo é o cara que tem banca no CRAISA e que atende às quartas à tarde.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de Saber se o Ricardo Bianco deste artigo é o cara que tem banca no CRAISA e que atende às quartas à tarde.

    ResponderExcluir
  4. Angela:O meu Hamster de uns dias prá cá vem fazendo xixi na parte superior da gaiola coisa que antes não fazia e por consequência está produzindo um cheiro horrivel na parte da casa onde ele fica.Qual seria o motivo dessa mudança de comportamento?

    ResponderExcluir
  5. Angela:O meu Hamster de uns dias prá cá vem fazendo xixi na parte superior da gaiola coisa que antes não fazia e por consequência está produzindo um cheiro horrivel na parte da casa onde ele fica.Qual seria o motivo dessa mudança de comportamento?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...