domingo, 23 de janeiro de 2011

Higiene na Gaiola

Existem no mercado gaiolas de arame, parecidas com as de pássaros só que com a roda de exercícios. Essas gaiolas apesar de serem mais baratas, não são nenhum pouco higiênicas, devido ao fato de terem o fundo raso, fazendo assim com que as fezes caiam para fora. Há, também, caixas de acrílico que são muito chamativas devido as cores vivas em que são apresentadas, mas além de serem fechadas são também muito delicadas o que poderia ocorrer uma rachadura ou mesmo uma quebra se não houver um certo cuidado para manuseá-las.
http://images.quebarato.com.br/photos/big/9/8/AF698_3.jpg
Exemplo de gaiola com fundo baixo.
É recomendado uso de gaiolas com fundo alto, são mais abertas e ao mesmo tempo são higiênicas e de fácil manuseio.
Como forração na gaiola, recomenda-se usar serragem, por seu um material absorvente. Quando se faz a limpeza total nas gaiolas (semanalmente ou no máximo a cada 10 dias) é feita tirando o animal e lavando todas as peças que a compõe em seguida secar muito bem e colocar uma forração nova e por fim voltar bichinho para o lugar dele.
Há possibilidades de se fazer uma higiene parcial na gaiola a cada 2 ou 3 dias, pois como os hamster escolhem um só local para suas necessidades fisiológicas, basta remover apenas essa parte da serragem úmida, substituindo por uma outra limpa e seca.
Lembre-se de dar diariamente água fresca e filtrada e trocar sua alimentação mesmo que ainda existam restos em sua vasilha.
Com estes procedimentos você evitará que a casinha de seu hamster se torne um ambiente propício para a formação de fungos e germes, o que com certeza irá prejudicar seu bichinho de estimação.
http://petmanias.com/site/components/com_virtuemart/shop_image/product/4da58f46e2af327a9c6e700c36afe38d.jpg
Gaiola com fundo alto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...