quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Outros Roedores: Rato, Twister, Mecol...

Visto por muitas pessoas como um bicho nojento e asqueroso, o rato vem ganhando o seu espaço como animal de estimação entre os gatos e cachorros e muitos fãs! O mecol ou twister (o famoso rato de laboratório) nada mais é do que a ratazana da espécie Rattus norvegicus. De grande porte, pode chegar até 600 gramas e a 30 cm de comprimento (incluindo o rabo).Acredita-se que a ratazana tenha origem asiática, indiana e persa e desde que o mundo é mundo, têm a imagem de um bicho transmissor de doenças, pragas e pestes em geral. Até 1755, a ratazana já havia “viajado” meio mundo, chegando por fim a América do Norte. Atualmente, este roedor é encontrado em todo mundo, exceto nas ilhas oceânicas desertas e isoladas.
http://www.flickr.com/photos/bigfatrat 


Muito ágeis, as ratazanas podem subir por paredes lisas, sendo ajudadas nestas escaladas pelo atrito da cauda. Além de nadarem bem, mergulham e saltam com facilidade. Têm os sentidos bem desenvolvidos, particularmente a audição, o olfato e o paladar. Além de ter dado origem a outros tipos de roedores, como o Topolino.

Podendo viver de 2 a 4 anos e hábitos noturnos e diferente do topolino, possui uma personalidade agressiva e desconfiada,mas em cativeiro pode vir a se tornar dócil, porém, deve se ter cuidado ao pega-lo, pois é um animal extremamente territorialista.
Atinge a maturidade sexual entre 60 a 90 dias e em uma gestação ( que pode durar de 21 a 24 dias) pode dar até 12 filhotes, tendo cerca de 8 a 12 ninhadas por ano.
É um animal que vive em colônia, desde que não sejam grandes. Tem olhos e orelhas pequenas em relação à cabeça e a cauda.
Jassie - Natalia Vieira Diferente do Topolino, o Mecol precisa de mais espaço para se sentir feliz. O ideal para sua moradia é o terrário com no mínimo 60X40 cm, de preferência alta e com escadas.
Pode-se também optar por um aquário, de até uns 300 litros. Pode-se criar uma pequena colônia, de até quatro ratos. Também não esqueça da rodinha (bem grande e fechada, de plástico, para que ele não quebre o rabo), comedouro e bebedouro.
Os ratos também são onívoros, como o topolino. Ambos têm hábitos alimentares bastante parecidos.
Mas lembre-se de nunca juntar roedores de raças diferentes num mesmo espaço (exemplo: mecol com topolino). Crie colônias com roedores da mesma família (tirando hamsters sírios).
Atualmente, este animal vem ganhando mais simpatizantes, que provam que eles sim são limpos amáveis e podem ser um excelente bicho de estimação, acabando assim, com o preconceito que há sobre a imagem do rato e com o seu destino “cruel”, que é de servir como cobaia em laboratórios.

Rato, Ratazana, Mecol ou Twister???
Assim como o camundongo de estimação é comumente chamado de topolino, as ratazanas também recebem o nome de Mecol como um jeito de não parecerem tão “nojentas.” Como a maioria das pessoas tem repugnância aos ratos, ratazanas, camundongos e cia. foram inventados esses nomes, para não parecerem tão nojentos, mas tanto o mecol (ou twister) quano a ratazana são o mesmo animal, assim como o topolino e o camundongo também são.

 Cuidados:
http://www.flickr.com/photos/pkmousie* Caso queira comprar um rato, pode-se adquirir um em pet shop ou diretamente com um criador;
* Ao comprar o rato, repare se o mesmo não tem nenhum machucado, se o pêlo está com aspecto saudável, os olhos brilhantes e o rabo limpo sem sinal de diarréia. Dê preferência a comprar um filhote;
* Geralmente o rato vive em colônia, podendo-se ter mais de um numa gaiola sem problemas;
* Nunca coloque dois machos numa mesma gaiola, pois eles irão brigar pelo mesmo espaço, podendo haver a morte de um dos animais. Opte por duas fêmeas ou um casal;
* Além de grãos e ração, pode-se dar ao seu roedor legumes, verduras (menos alface) e frutas. Caso queiram saber quais vegetais e frutas podem dar, dê uma lida sobre a alimentação do hamster, que por ser também um roedor, seu paladar é parecido;
* Caso sua fêmea esteja grávida, é importante oferecer bastante água, comida e papel para ela fazer ninho para aquecer os filhotes. Quando os filhotes nascerem, lembre-se de não tocar nos filhotes pelo menos por 15 dias até que nasçam os pêlos e também não limpe a gaiola durante este período. Lembre-se, que depois de dar a luz, reforce a alimentação da fêmea com um pouco de carne cozida sem tempero para que não haja canibalismo e a mãe chegue a “comer” seus filhotes;
* Se seu rato por acaso fique doente, procure por um veterinário de animais exóticos. Caso não ache um, leve em um veterinário “comum”, mas ligue para o profissional antes e pergunte se ele pode atender seu roedor.

Alimentação:
Em estado selvagem, as ratazanas são onívoras e sobretudo oportunistas. Grande parte da sua vida é passada em busca de alimento. O ideal seria que as ratazanas fossem alimentadas durante o período em que são mais ativas, ou seja, durante a noite, mas grande parte dos donos não tem esta possibilidade. As ratazanas alimentadas durante o dia acabam por se habituar a essa rotina.
Devem ser alimentadas duas vezes ao dia e como a obesidade é um problema nestes roedores, os donos devem estar atentos para não os alimentarem demasiadamente.
A alimentação das ratazanas deve ser composta por:

  • Sementes ou cereais – arroz, alpiste, sementes de girassol (como guloseima), cereais sem açúcar, pão torrado, amendoins sem açúcar (como guloseima), etc.
  • Legumes e fruta – maça, pêra, cerejas, uvas, banana. Brócolis, batatas cozidas, ervilhas, cenoura.
  • Proteína – soja cozida, ração de cão (como guloseima).
Pode-se optar por dar de manhã uma mistura de várias sementes e à noite, ou fim da tarde, alimentos mais frescos. Os alimentos verdes devem ser dados duas a três vezes por semana. As ratazanas são talvez os roedores com uma dieta mais diversificada, por isso aceitam bem uma grande variedade de alimentos.
Em alternativa, pode comprar rações que existem no mercado para ratazanas. As rações para roedores indicadas para hamster podem não ser suficientes para cobrir as necessidades energéticas de uma ratazana, por isso, se necessário, ofereça suplementos. Pode também oferecer rações para coelhos, genéricas e não medicadas, para introduzir uma maior variedade.
A água deve estar sempre disponível, de preferência em bebedouros de conta-gotas, para impedir que a gaiola fique ensopada, caso o recipiente seja virado.

Fonte: Pets BR. para mais informações acesse www.petsbr.com.
Lembre-se copiar nao tem problema, mas copiar e nao citar a verdadeira fonte é falta de vergonha na cara...

24 comentários:

  1. Oie,tenho uma rata.É um rato panda.
    Acho que esses animais precisam de espaço entre nós.
    São animais ainda chamados de repugnantes,e asquerosos.
    :p Muito bom trabalho.

    ResponderExcluir
  2. eu quero saber quanto tempo de gestaçao demora de um topolino ???
    *obs: quero minha resposta rapido

    ResponderExcluir
  3. Observação: Eu tenho um twister, e ele é totalmente calmo, posso até por o dedo na boca dele e ele não morde, e quando vou pega-lo na gaiola, ele vem pra minha mão com a maior facilidade e sem ese tal territorialismo...

    ResponderExcluir
  4. tenho uma rata linda o nome dela é Lilly, ela é a criatura mais linda que já tive, bom, queria saber se posso colocar outra femea com ela, para lhe fazer companhia, pq de manha tenho q deixa-la sozinha, então pra ela não se sentir sozinha queria uma amiga pra ela, e queria saber se posso juntar duas femeas num mesmo local ? Espero respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode só não pode juntar macho com macho se não eles brigam

      Excluir
    2. Tenho 4 machos numa mesma gaiola e eles vivem em harmonia total... acho q vai mt do temperamento do seu ratinho...

      Excluir
  5. eu tenho um mecol quantos meses eu posso dar benho nele?

    ResponderExcluir
  6. gostaria de saber se existe uma ração para ratos twister e qual a melhor
    estou comprando ração de hamster mais eles estão desperdiçando boa parte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Ração específica para esses roedores é a Labina hoje chamada de presence.
      Eu só uso essa e não precisa dar mais nada é completa para eles.

      Excluir
  7. Eles passam os 30cm. Podem chegar a 50! Tenho uma fêmea de 40cm.
    Elas não deram origem ao topolino! O topolino é primo do camundongo (são a mesma espécie, mas linhagens diferentes).

    Cuidado ao pegá-lo? Animal territorialista? Sinto, mas você está equivocado. São animais dóceis, NADA territorialistas e muito menos agressivos com humanos. Se são agressivos, é por medo e não território.
    www.ratterybrasil.blogspot.com
    www.ratterybrasil.tumblr.com

    ResponderExcluir
  8. Maturidade sexual é atingida aos 50 dias (e há casos de animais prematuros nesse aspecto).

    As colônias, na natureza, podem chegar até 200 indivíduos, todos familiares entre si.

    Terrário é péssimo para twisters. Leia aqui: http://ratterybrasil.blogspot.com.br/2013/05/gaiola-ou-aquario.html

    ResponderExcluir
  9. "O ideal para sua moradia é o terrário com no mínimo 60X40 cm, de preferência alta e com escadas.
    Pode-se também optar por um aquário, de até uns 300 litros. Pode-se criar uma pequena colônia, de até quatro ratos. Também não esqueça da rodinha (bem grande e fechada, de plástico, para que ele não quebre o rabo), comedouro e bebedouro."

    Falso. hehe
    1. A colônia pode ser de quantos ratos o dono puder sustentar e armazenar. Já tive 17 ratos ao todo, sendo que ao mesmo tempo e numa gaiola eu tive 7 fêmeas. Na outra gaiola, ficavam 4 machos.

    2. Aquário ou terrário, nunca! Apenas gaiola.

    3. Eles não usam as rodinhas. rs

    ResponderExcluir
  10. "Mas lembre-se de nunca juntar roedores de raças diferentes num mesmo espaço (exemplo: mecol com topolino). Crie colônias com roedores da mesma família (tirando hamsters sírios)."

    Wait, what? Topolino é outra ESPÉCIE. Não existem "raças" de ratos, as diferenças físicas e/ou biológicas não são grandes pra isso. E mesmo assim, topolino é camundongo, e twister é ratazana. Ele vira COMIDA da ratazana.

    E como assim, com exceção dos sírios? Hamsters (de qualquer espécie) devem viver isolados, pois eles ficam sob estresse com outro hamsters. ELES são territorialistas demais. Na natureza, a fêmea pode matar o macho, mesmo no cio, se ele invadir o território dela. Quem se aproxima é ela.

    ResponderExcluir
  11. "* Nunca coloque dois machos numa mesma gaiola, pois eles irão brigar pelo mesmo espaço, podendo haver a morte de um dos animais. Opte por duas fêmeas ou um casal;"

    Como assim?! Ratos machos RARAMENTE demonstram comportamento agonístico. Até acho um certo preconceito achar que machos podem ser agressivos por território. Machos vivem tão bem quanto fêmeas. Tenho um amigo que cria há 40 anos e NUNCA teve esses problemas. Por favor, leia aqui: http://ratterybrasil.blogspot.com.br/2012/09/variaveis-que-afetam-agressao-residente.html

    ResponderExcluir
  12. "* Além de grãos e ração, pode-se dar ao seu roedor legumes, verduras (menos alface) e frutas. Caso queiram saber quais vegetais e frutas podem dar, dê uma lida sobre a alimentação do hamster, que por ser também um roedor, seu paladar é parecido;"

    O ideal é Alimentação Natural. Não ração.
    1. http://ratterybrasil.blogspot.com.br/2013/01/10-fatos-sobre-racoes-peletizadas.html
    2. http://ratterybrasil.blogspot.com.br/2012/10/alimentacao-natural-ratos.html
    3. http://ratterybrasil.blogspot.com.br/2012/11/por-que-nao-alimentar-com-racoes.html
    4. http://ratterybrasil.blogspot.com.br/2012/10/ratos-podem-comer-alface.html

    ResponderExcluir
  13. "Pode-se criar uma pequena colônia, de até quatro ratos."

    "Nunca coloque dois machos numa mesma gaiola, pois eles irão brigar pelo mesmo espaço, podendo haver a morte de um dos animais. Opte por duas fêmeas ou um casal"

    Meus oito machos então que vivem numa mesma gaiola fazem parte de um complexo presidiário né? Daqueles de filme americano aonde eles se matam diariamente para sobreviver.

    Esses ratos são tão calmos e dóceis quanto as raças mais dóceis de cachorro. O único comportamento mais rebelde que eu já vi em meus ratos, foi o de uma fêmea que belisca minha mão com mordidas de aviso quando eu mexo na gaiola dela quando ela tem filhotes. E só!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Por Deus!!! cm podem publicar essas coisas absurdas sem ao menos saber??NÃO DÊ ALFACE,NÃO CRIE MACHOS JUNTOS Q ELES PODEM BRIGAR ATE A MORTE!!a por favor neh gente,tem dó meus filhos sao 3 machos e amam alface !!!! c vc qer criar um ratinho informe-se bem de tds as necessidades dele e c vc tem espaço e tempo suficiente pra cria-lo,e sempre em dupla(machos ou femeas)não procrie inresponsavelmente,e c vc decidir criar,saiba q tera um companheiro q lhe dara mt amor em troca!!! a gente soh tem preconceito com akilo q não conhece!!!

    ResponderExcluir
  16. É, tem um bocado de coisas erradas aí que o pessoal já citou...

    ResponderExcluir
  17. Bom Gente Lendo os comentário desse blog, vi bastante coisa errada sobre esses ratos.
    Tenho 40 anos e crio esses animais desde a minha adolescência.
    Com os conhecimentos que tenho Digo o Seguinte:
    1 - Eles podem comer ração de hamister aquela toda misturada que vem com bastante girassol?
    Resposta: Podem mais não é aconselhável pois o girassol é muito gorduroso e faz mal ao animal (Podendo adquirir Câncer). O Aconselhável é dar Labina(Presence) que é completa com tudo que eles necessitam.
    2 - Podem comer alface, banana, frutas?
    Resposta: Podem mais as fezes ficam moles, com a Labina eles ficam com as fezes bem durinha e muito mais fácil de limpar a gaiola.
    3 - Se colocar mais de um macho na gaiola vão brigar?
    Resposta: Sempre misturo machos de diferentes idades e nunca tive brigas. Pode haver uma pequena disputa para ver quem é o macho dono do território, mas nada que leve o animal a morte.

    Essas são informações baseadas em minha experiencia com esses animais.
    Isso varia muito com o tratamento que se dá ao roedor. Exatamente como os cachorros a sua agressividade depende do tratamento que seu dono lhe dá.

    PS: Macho e fêmea na mesma gaiola geram mais de 100 filhotes por ano.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Ganhei dois ratinhos que parecem ser Twister. Mas o raio é bem pequenininho e coladinho no corpo. Não sei se é filhote ou adulto ou se macho ou fêmea.... Pode ser que raça? Ou é Twister mesmo????

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma rata de raça sphynx, posso colocar ela com uma hamster?

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...